Entenda melhor o HTTP e o HTTPS
Entendendo Melhor HTTP e HTTPS.
O que significa esta diferença?
Antes de mais nada é preciso compreender que HTTP é um protocolo de comunicação para troca de dados na internet.
Juntar-lhe o “s” no final faz com que se adicione uma camada de segurança, por forma a recorrer também ao protocolo SSL/TLS, passando a transferir os dados de forma encriptada por certificados digitais. Os endereços HTTPS iniciam-se com https:// e utilizam a porta de comunicação 443, em vez da tradicional 80 como o protocolo HTTP, que se inicia com https://. O protocolo HTTP é mais vulnerável e sujeito a vários tipos possíveis de hacking, tais como “man-in-the-middle”.
Contudo, o protocolo HTTPS encripta a ligação através de um certificado digital SSL, utilizando o HTTP sobre SSL (Secure Sockets Layer) permitindo uma ligação segura entre cliente e servidor.
SSL significa Secure Sockets Layer e é um sistema de certificado digital que faz uso de duas chaves para encriptar os dados entre cliente e servidor, ou seja, este certificado garante ao visitante que o site a que está aceder é seguro – protocolo HTTPS – e que os seus dados estão protegidos. Todos os sites com certificado digital apresentam um ícone de um cadeado junto do endereço, comprovando a segurança e identidade do site aos visitantes.
O que é um Certificado SSL?
Em síntese um Certificado SSL consiste num código implementado no servidor que permite a encriptação de conteúdos.
Este certificado é utilizado, na maioria das vezes, em websites que necessitem de garantir segurança na manipulação e transferência de dados:
- lojas online,
- bancos,
- sites governamentais
- entre outros.
Em outras palavras um website com certificado SSL, permite a transferência de dados entre o servidor e o terminal do visitante de forma encriptada. Garante assim total segurança contra intercepção de dados confidenciais por terceiros.